"Momento da Lei"
CONFEA/CREA x CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais)
Técnicos industriais deixarão o Sistema Confea Crea e serão regidos pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT)
A partir de 21 de setembro os técnicos industriais de nível médio serão fiscalizados por outro órgão Federal e não mais pelo sistema Confea/Crea. Eles serão supervisionados e fiscalizados pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) constituído no dia 22 de junho de 2018. A nova entidade está seguindo uma determinação regida pela lei 13.639, criada em março de 2018. A “lei foi sancionada pela Presidência da República que criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e este é o órgão que regulamentará e fiscalizará sua atividade profissional”.
Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT)
Segue a nota do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). “Após várias tentativas de negociação e por não haver acordo com o Sistema CONFEA/CREA para a prorrogação do prazo de atendimento aos técnicos, comunicamos que o CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais, instituído pela Lei nº 13.639/2018, entrou com mandado de segurança no dia 19 de setembro de 2018 e aguarda decisão da justiça, de maneira a garantir que os profissionais tenham pleno atendimento sem qualquer prejuízo às suas atividades. Comunicamos também que está sendo desenvolvido um programa para geração do TRT – Termo de Responsabilidade Técnica em substituição à ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, o qual estará disponível a partir de 1º de outubro de 2018.
Mais informações no site www.cft.org.br em Dúvidas Frequentes, pelo WhatsApp (61) 99867-8310 ou telefone 0800 0161515.
A data marcada para liberação do sistema foi dia 1º de outubro porém isso não ocorreu, no dia 2 de outubro o site abriria a página com a seguinte mensagem:
Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/tecnicos-industriais-deixarao-o-sistema-confea-crea-para-o-cft/
"Prezados técnicos industriais,
Prometemos a todos que nosso sistema estaria no ar hoje, 1/10, inaugurando uma nova fase nas relações entre o Conselho Federal de Técnicos Industriais e a todos àqueles ao quais ele se propõe atender e servir.
Um novo marco de independência e valorização profissional.
Infelizmente, essa promessa foi vítima de sabotagem, através da invasão e ataques virtuais em nossa página.
Lamentamos e repudiamos esse tipo de atitude covarde, apoiada no anonimato, que só deseja a desconstrução de um trabalho que se mostrou vitorioso.
Não sabemos, ainda, a origem, dessa demonstração de manifestação de falta de apreço pela convivência e respeito democrático.
É deplorável que um projeto direcionado para o fortalecimento profissional, tenha sido alvo de demonstração de intolerância e radicalização, com motivos obviamente escusos.
Reiteramos, uma vez mais, nossas desculpas por esse incidente que foi executado à margem de nosso controle.
Temos certeza absoluta, que esse transtorno logo será resolvido, pois nossa meta é trabalhar para melhor atendê-los, hoje e sempre.
Wilson Wanderlei Vieira
Presidente "
Fontes :
https://www.cft.org.br/
http://normativos.confea.org.br/downloads/5524-68.pdf